Rev. bras. ginecol. obstet; 23 (8), 2001
Publication year: 2001
Objetivo:
avaliar no tecido mamário a influência de drogas empregadas na terapia de reposiçäo hormonal sobre a proliferaçäo celular, a quantidade de colágeno e de fibras elásticas e as alteraçöes histológicas gerais do parênquima. Método:
utilizaram-se 61 ratas Wistar-UFPR, adultas, divididas em 5 grupos. O grupo padräo (n=12) representou o perfil hormonal ovariano normal. As 49 ratas restantes foram ooforectomizadas e a partir do 96§ dia P.O. receberam a medicaçäo designada para cada grupo durante 30 dias. O grupo EEC (n=13) recebeu 50 mg/dia de estrógenos eqüinos conjugados; o grupo MPA (n=12), 2,0 mg/dia de acetato de medroxiprogesterona; o grupo EEC + MPA (n=12), ambos e o grupo AD (n=12), água destilada. No 31§ dia de medicaçäo todos os animais foram sacrificados e as mamas inguinais foram retiradas para análise histológica. A avaliaçäo da proliferaçäo celular nos ductos e ácinos foi realizada por método imuno-histoquímico utilizando-se anticorpo anti-PCNA. Utilizando-se a coloraçäo de Sirius-Red quantificou-se o colágeno maduro (tipo I) e imaturo (tipo III). A coloraçäo de Weigert avaliou a formaçäo de fibras elásticas. Análise anatomopatológica foi realizada em coloraçäo de hematoxilina-eosina, determinando-se o número de ácinos por ducto terminal, número de ductos por campo, presença de secreçäo intraductal e a intensidade de vacuolizaçäo intracitoplasmática. Resultados:
o grupo EEC + MPA apresentou menor porcentagem de células ductais em proliferaçäo (46,1 por cento) (p<0,0001). Também mostrou maior taxa e proliferaçäo das células acinares (66,3 por cento), sendo semelhante ao grupo MPA (p=0,075) mas diferente dos demais grupos (p<0,004). No grupo EEC encontrou-se maior quantidade de colágeno imaturo (33,6 por cento) (p<0,01) e o grupo MPA apresentou mais elevada concentraçäo de fibras elásticas (11,7 por cento) (p<0,0001). Os grupos EEC + MPA e MPA apresentaram hiperplasia acinar secretora, sendo intensa (91,7 por cento) no grupo EEC + MPA e discreta (41,7 por cento) ou moderada (58,3 por cento) no grupo MPA, mas ambos diferentes dos demais grupos (p<0,097). Conclusöes:
os estrógenos eqüinos conjugados associados a acetato de medroxiprogesterona inibem a proliferaçäo celular ductal e estimulam a proliferaçäo celular acinar promovendo hiperplasia acinar secretora; os estrógenos eqüinos conjugados intensificam a formaçäo de colágeno imaturo (tipo III) e o acetato de medroxiprogesterona aumenta a formaçäo de fibras elásticas.