Avaliaçäo do consumo de bebida alcoólica durante a gravidez
Evaluation of alcohol consumption during pregnancy

Rev. bras. ginecol. obstet; 23 (9), 2001
Publication year: 2001

Objetivo:

verificar o consumo de bebida alcoólica durante a gravidez, quanto ao tipo, quantidade ingerida, ao conhecimento dos riscos do consumo e seu rastreamento durante a assistência pré-natal.

Método:

foram entrevistadas 445 puérperas de uma maternidade de Säo Paulo, de janeiro a maio de 1999. A análise dos dados foi realizada usando o teste t Student e näo-paramétrico de Kruskal-Wallis.

Resultados:

das gestantes entrevistadas 66,3 por cento näo consumiram bebida alcoólica, 17,8 por cento consumiram durante toda a gravidez e 15,9 por cento consumiram até a confirmaçäo da gravidez que ocorreu em média com 9,6 semanas; 98,7 por cento das gestantes consumiram nos finais de semana e/ou em festas e 1,3 por cento diariamente. A média ingerida foi 14,74 gramas/ocasiäo nas que consumiram durante toda a gravidez e 25,83 gramas/ocasiäo nas que fizeram até a confirmaçäo, havendo diferença estatística entre os índices médios nos dois grupos. O consumo médio por ocasiäo foi classificado como moderado. A bebida mais consumida foi a cerveja (64,0 por cento). Quanto aos riscos de consumo, 71,5 por cento acreditam que faça mal ao concepto e 15,5 por cento, à própria saúde. O rastreamento do consumo foi referido por 48,8 por cento das mulheres.

Conclusäo:

quantidade significativa de mulheres consumiu bebida alcoólica em algum período da gestaçäo, mesmo tendo conhecimento dos danos para o concepto. O pré-natal näo tem sido utilizado como momento oportuno para o rastreamento do consumo de bebida alcoólica e o incentivo ao abandono do mesmo.

More related