Características demográficas e intervalo para atendimento em mulheres vítimas de violência sexual
Demographic characteristics and the interval between occurrence and the search for attendance by women victims of sexual abuse

Rev. bras. ginecol. obstet; 23 (9), 2001
Publication year: 2001

Objetivos:

analisar as características sociodemográficas das mulheres vítimas de violência sexual, avaliar a experiência sexual prévia, pesquisar a utilizaçäo de métodos anticoncepcionais por ocasiäo da violência e observar o período de tempo desde a agressäo até o atendimento hospitalar.

Métodos:

foram analisados os dados de 117 fichas pré-codificadas, e um total de 134 atendimentos. As fichas foram utilizadas no atendimento de mulheres vítimas de violência sexual na Maternidade do Hospital de Clínicas de Curitiba no período de agosto de 1998 até junho de 2000.

Resultados:

a idade das mulheres variou de 5 a 49 anos, sendo que a metade era de jovens, com até 19 anos. A maioria tinha segundo grau completo ou incompleto, 41 (41,0 por cento) eram estudantes e 82 (82,0 por cento) eram solteiras. Na análise da experiência sexual prévia, constatou-se que cerca de um terço (32,4 por cento) era virgem. Das mulheres que referiam ter vida sexual prévia, 35 (47,9 por cento) usavam algum método anticoncepcional quando da agressäo. Houve variaçäo de 2 horas a 2 meses em relaçäo ao tempo decorrido desde a violência sexual até a procura por atendimento.

Conclusöes:

o número de mulheres vítimas de violência sexual evidencia a importância de um atendimento especializado a estas pacientes. Há também necessidade de este atendimento ser multidisciplinar, já que dentre as vítimas existem grupos que necessitam de atençäo diferenciada, como por exemplo as crianças. O intervalo entre a violência sexual e a procura do serviço pode ser considerado como indício de que a populaçäo deve ter acesso a mais informaçöes em relaçäo à prevençäo de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a infecçäo pelo HIV.

More related