Caracterizaçäo da gravidez com insuficiência istmocervical
Characterization of pregnancy with cervical incompetence

Rev. bras. ginecol. obstet; 25 (1), 2003
Publication year: 2003

Objetivo:

identificar características comuns às portadoras de insuficiência istmocervical (IIC) que serviriam para reconhecê-las precocemente e auxiliariam no seguimento do ciclo gravídico-puerperal.

Pacientes e Métodos:

cinqüenta gestantes portadoras de IIC submetidas à circlagem uterina segundo a técnica de McDonald modificada foram analisadas em estudo descritivo observacional. Por meio dos dados dos prontuários, foram estudadas as seguintes variáveis: idade, antecedentes obstétricos, momento do diagnóstico de IIC, aspectos relativos à circlagem e incidência de prematuridade.

Resultados:

em média, a idade materna foi de 29,2 anos e o número de gestações anteriores foi de 3,7. Quanto aos antecedentes obstétricos, tivemos 189 gestações anteriores; em 18 delas já se tinha o diagnóstico de IIC e a circlagem havia sido realizada, tendo resultado em 18 crianças vivas (8 nasceram prematuramente e 10 no termo). Das 171 prenhezes prévias em que o diagnóstico de IIC näo estava firmado, 90 evoluíram para abortamentos, 68 foram partos pré-termos e 13 de termo. Em relaçäo ao momento do diagnóstico de IIC, 30 (60 por cento) pacientes tiveram-no firmado no intervalo entre os partos e 20 (40 por cento) durante a gestaçäo. A idade gestacional média em que as pacientes foram submetidas à circlagem foi de 18,2 semanas; 40 por cento das circlagens foram de urgência e 60 por cento eletivas. A incidência de prematuridade foi de 30 por cento (15/50).

Conclusäo:

a avaliaçäo obstétrica cuidadosa de multigestas com perdas gestacionais recorrentes, no intervalo entre os partos e/ou no primeiro trimestre da gravidez, pode permitir o diagnóstico precoce e tratamento adequado da IIC, evitando a prematuridade

More related