Evoluçäo do comprimento cervical uterino na gestaçäo, avaliado pela ultra-sonografia transvaginal
Changes in cervical length during pregnancy measured by transvaginal ultrasound

Rev. bras. ginecol. obstet; 25 (2), 2003
Publication year: 2003

Objetivo:

analisar a evoluçäo do comprimento cervical uterino, ao longo da gestaçäo, avaliado por meio da ultra-sonografia transvaginal.

Métodos:

foi realizado estudo prospectivo, longitudinal, no qual 82 gestantes hígidas foram acompanhadas desde o início da gestaçäo, das quais 49 mantiveram o seguimento até o parto sem complicações da gravidez, sendo examinadas a cada quatro semanas, e agrupadas, conforme a paridade, em nulíparas ou com um ou mais partos anteriores. O comprimento do colo uterino foi avaliado em vista sagital pela ultra-sonografia transvaginal, com a medida linear da distância entre os orifícios cervicais interno e externo.

Resultados:

as médias de comprimento do colo uterino, bem como os percentis 5, 25, 50, 75 e 95, em funçäo da idade gestacional, näo diferiram significativamente entre os grupos estudados (p>0.05). No intervalo entre a 20ª e a 24ª semana gestacional o comprimento cervical variou entre 28, 35 e 47,2 mm, como os percentis 5, 50 e 95, respectivamente. O comprimento cervical uterino diminuiu progressivamente ao longo da gestaçäo normal, sendo esse encurtamento significativo após a 20ª semana de gravidez e mais expressivo após a 28ª semana (p<0.05).

Conclusões:

o padräo de comportamento do comprimento cervical uterino parece näo diferir entre nulíparas e mulheres com um ou mais partos anteriores. Os valores numéricos da curva de normalidade do comprimento cervical uterino, em funçäo da idade gestacional, refletem a variabilidade perante as características peculiares à amostra estudada, devendo, portanto, ser valorizados os parâmetros estabelecidos para a nossa populaçäo

More related