Síndrome de aspiraçäo do mecônio: análise de resultados obstétricos e perinatais
Meconium aspiration syndrome: obstetric and perinatal outcome analysis

Rev. bras. ginecol. obstet; 25 (2), 2003
Publication year: 2003

Objetivos:

analisar os resultados obstétricos e perinatais de 26 casos de síndrome de aspiraçäo de mecônio (SAM).

Métodos:

realizou-se uma revisäo dos prontuários de 26 recém-nascidos (RN) com diagnóstico de SAM. Os casos foram estudados em funçäo da média de permanência do RN na UTIN e das principais complicações maternas e neonatais, correlacionando-as entre si.

Resultados:

dezoito conceptos nasceram no HG-FUCS e 8 fora; no período citado, ocorreram 3.976 nascimentos no HG-FUCS, incidência de SAM de 0,45 por cento. Dos 18 casos estudados, 9 nasceram pela via vaginal; o peso ao nascimento foi 2.500 g em dezesseis casos. Mecônio leve ocorreu em 50 por cento, semelhante ao espesso. O Apgar no 1º minuto foi 7 em 3 casos (16,7 por cento), entre 4 e 6, em 7 casos (38,9 por cento), e entre 0 e 3, em 8 casos (44,4 por cento). No 5º minuto, sete RN permaneceram deprimidos. A principal complicaçäo neonatal foi anoxia (36 por cento dos casos). A taxa de óbito neonatal foi de 7,7 por cento. A internaçäo média na UTIN foi de 19,9 dias.

Conclusäo:

a SAM constitui-se em grave entidade clínica neonatal, relacionando-se com altas taxas de mortalidade neonatal, mecônio espesso em pelo menos a metade dos casos e nascimento de fetos deprimidos na sua maioria

More related