Atipia de células glandulares em esfregaços do colo do útero: avaliaçäo dos métodos propedêuticos
Atypical glandular cells in cervical smear: analysis of diagnostic methods

Rev. bras. ginecol. obstet; 25 (3), 2003
Publication year: 2003

OBJETIVO:

avaliar a propedêutica em mulheres com atipias de células glandulares no resultado colpocitológico.

PACIENTES E MÉTODOS:

foram avaliadas prospectivamente 159 mulheres atendidas por resultado citológico de atipias de células glandulares, entre janeiro e dezembro de 2000. Todas foram submetidas a coleta de nova colpocitologia e a colposcopia. Foi realizada biópsia dirigida em 50 casos, curetagem endocervical em 21 e conizaçäo em 75. O desempenho dos métodos propedêuticos foi descrito por estimativas de sensibilidade, especificidade, valores preditivos e razäo de verossimilhanças, tendo como padräo-ouro o resultado histológico.

RESULTADOS:

entre as 51 mulheres que apresentaram neoplasia intra-epitelial escamosa, 29 foram de baixo grau e 22 de alto grau. Cinco mulheres apresentaram adenocarcinoma in situ e seis, neoplasias invasoras. Isoladamente, a sensibilidade e a especificidade da colpocitologia foram respectivamente 88,5 e 39 por cento, e da colposcopia, 74 e 42 por cento. A associaçäo da colposcopia com a colpocitologia elevou a sensibilidade para 98,4 por cento, com queda da especificidade para 10 por cento. A curetagem endocervical apresentou sensibilidade muito baixa (25 por cento).

CONCLUSÄO:

a presença de atipias glandulares na colpocitologia relacionou-se com lesöes cervicais pré-neoplásicas e neoplásicas em 62,2 por cento dos casos submetidos a avaliaçäo histológica. A repetiçäo da citologia e a colposcopia permitiram selecionar as mulheres que se beneficiaram com a avaliaçäo histológica. A conizaçäo mostrou-se adequada quando os exames mantiveram alteraçöes morfológicas

More related