Alteraçöes morfológicas e na contagem de fibras colágenas induzidas pela hialuronidase no colo de ratas prenhes
Morphological and collagen fiber count alterations induced by hyaluronidase in the cervix of pregnant rats

Rev. bras. ginecol. obstet; 25 (4), 2003
Publication year: 2003

OBJETIVO:

avaliar as alteraçöes morfológicas e morfométricas na cérvice uterina da rata albina prenhe, determinadas pela administraçäo local de hialuronidase.

MÉTODO:

dez ratas com teste de prenhez positivo foram distribuídas aleatoriamente em dois grupos, numericamente iguais. O grupo controle foi constituído pelas ratas que receberam 1 mL de água destilada, dose única, no 18º dia da prenhez, sob anestesia, ministrado na cérvice uterina. O grupo experimental constou de ratas que receberam, sob as mesmas condiçöes do grupo controle, 0,02 mL de hialuronidase, diluídos em 0,98 mL de água destilada (total de 1 mL). No 20º dia de prenhez, as ratas foram novamente anestesiadas e submetidas a dissecçäo, preparando-se a cérvice uterina para estudo morfológico e morfométrico à microscopia de luz (hematoxilina-eosina e tricrômio de Masson).

RESULTADOS:

verificou-se, no grupo experimental, maior adelgaçamento do epitélio superficial mucificado, com lâmina própria rica em vasos sangüíneos e em eosinófilos, diferentemente do grupo controle, que mostrou grande concentraçäo de fibras colágenas. A contagem histométrica do grupo experimental caracterizou-se por exibir menor número de fibras colágenas (média de 248 contra 552 do controle; erro padräo 49,7 contra 31,1 do controle). O teste paramétrico (teste t de Student) mostrou diferença significativa entre os dois grupos (p<0,0001).

CONCLUSAO:

o uso local de hialuronidase no colo de ratas prenhes determinou predomínio de tecido conjuntivo frouxo e menor concentraçäo de fibras colágenas

More related