índice de risco de malignidade para tumores do ovário incorporando idade, ultra-sonografia e o CA-125
Index of malignancy risk for ovarian tumors incorporating age, ultrasound and CA-125

Rev. bras. ginecol. obstet; 25 (5), 2003
Publication year: 2003

OBJETIVOS:

calcular a sensibilidade, a especificidade e a acurácia das variáveis: idade da paciente, aspecto ultra-sonográfico e dosagem do marcador CA-125 para o diagnóstico diferencial entre tumores malignos e benignos do ovário. Estabelecer, ainda, índice de risco de malignidade (IRM) com a incorporaçäo dessas três variáveis e calcular a sua sensibilidade, especificidade e acurácia para aquele diagnóstico diferencial.

MÉTODOS:

foram incluídas prospectivamente 100 pacientes portadoras de tumor do ovário com indicaçäo cirúrgica. As variáveis idade, resultado da ultra-sonografia e níveis do CA-125 foram avaliadas isoladamente e depois em conjunto, sob a forma de índice (IRM). O estudo compreendeu a avaliaçäo da sensibilidade, da especificidade e da acurácia diagnóstica e a aplicaçäo das medidas: razäo de probabilidade, razäo de chances e dos testes: t de Student, chi² e regressäo logística com análise uni e multivariada.

RESULTADOS:

para a variável idade, a sensibilidade, a especificidade e a acurácia diagnóstica foram respectivamente 58,8, 68,2 e 65,0 por cento. Para a ultra-sonografia, 88,2, 77,3 e 81,0 por cento. Para a dosagem do CA-125 esses valores foram 64,7, 74,2 e 71,0 por cento. Quando as três variáveis foram agrupadas sob a forma do IRM observou-se sensibilidade de 76,5 por cento, especificidade de 87,9 por cento e acurácia diagnóstica de 84,0 por cento.

CONCLUSÖES:

o IRM constituído pela associaçäo das variáveis idade da paciente, resultado da ultra-sonografia e dosagem do CA-125 é indicador valioso para se distinguir entre tumores malignos e benignos de ovário, principalmente no que diz respeito à sua especificidade

More related