Rev. bras. ginecol. obstet; 25 (5), 2003
Publication year: 2003
OBJETIVOS:
avaliar o grau de aderências pélvicas em funçäo do tempo e da utilizaçäo de diferentes substâncias empregadas na sua profilaxia. MATERIAL E MÉTODOS:
estudo prospectivo com 120 ratas Wistar, albinas, virgens, 3 a 4 meses de idade, pesando aproximadamente 250 gramas, divididas aleatoriamente em 10 grupos de 12 animais cada: controle, sem lesäo; lesöes e sem tratamento; lesöes + soluçäo fisiológica 0,9 por cento; lesöes + Ringer-lactato; lesöes + dextrano 70 a 32 por cento; lesöes + Ringer-lactato/heparina; lesöes + Ringer-lactato/dexametasona; lesöes + Ringer-lactato/hidrocortisona/dexametasona/ampicilina; lesöes + Ringer-lactato/albumina e lesöes + carboximetilcelulose 1 por cento. Após anestesiados os animais, realizaram-se dois tipos de lesöes nos cornos uterinos (escarificaçäo e eletrocauterizaçäo), seguidos de tratamento profilático intraperitoneal com as soluçöes citadas. No 7º, 14º e 28º dia pós-operatório, momentos M1, M2 e M3, respectivamente, avaliaram-se quatro ratas de cada grupo quanto à presença de aderências. Os métodos empregados na quantificaçäo das aderências encontradas basearam-se na classificaçäo de Cohen, com escores variando de 0 a 4+ de acordo com a quantidade, características e localizaçäo das aderências. Foram usadas provas paramétricas para análise da variância e Kruskal-Wallis. RESULTADOS:
os melhores tratamentos para prevençäo de aderência pélvica em ratas foram: Ringer-lactato/dexametasona (predomínio do escore 1+), dextrano 70 a 32 por cento (predomínio do escore 2+) e Ringer-lactato/hidrocortisona/dexametasona/ampicilina (predomínio do escore 2+). O período pós-operatório, representado pelo momento M3, e a técnica cirúrgica, predominantemente com escore 0, influíram na adesiólise e manutençäo de aderências pélvicas em ratas. CONCLUSÖES:
a prevençäo de aderências pélvicas em ratas inicia-se no processo cirúrgico de baixo dano tecidual; o uso de substâncias profiláticas (soluçöes) tem eficácia variada, sendo que algumas mostraram-se mais eficazes que outras