Resultados gestacionais e perinatais de gestações com insuficiência cervical submetidas a circlagem eletiva
Gestational and perinatal outcomes of pregnancies with cervical incompetence submitted to elective cerclage

Rev. bras. ginecol. obstet; 25 (7), 2003
Publication year: 2003

OBJETIVO:

descrever os resultados gestacionais de uma série de gestantes submetidas a circlagem cervical eletiva.

MÉTODOS:

estudo retrospectivo descritivo de 123 gestaçöes em 116 pacientes submetidas a circlagem eletiva por insuficiência cervical, pelas técnicas de Espinosa-Bahamondes, Palmer ou MacDonald, e acompanhadas no Ambulatório de Pré-Natal Especializado do CAISM/UNICAMP. As variáveis foram analisadas por meio frequência, média e desvio-padräo e comparadas pelo teste de c² ou o teste exato de Fisher.

RESULTADOS:

73 por cento das pacientes apresentavam pelo menos um abortamento prévio, 17,9 por cento tinham 3 ou mais abortamentos anteriores e 48 por cento tinham antecedente de parto prematuro. A idade gestacional média de realizaçäo da circlagem foi 16 semanas. Houve predomínio de utilizaçäo da técnica cirúrgica de Espinosa modificada por Bahamondes (94,3 por cento). A incidência de complicaçöes durante a gestaçäo foi de 69 por cento; a do trabalho de parto prematuro (31,7 por cento) foi a mais freqüente, seguido de vaginites/vaginose (26 por cento), ruptura prematura pré-termo de membranas (10,5 por cento) e óbito fetal (8,7 por cento), As principais intercorrências clínicas associadas foram infecçäo do trato urinário (5,6 por cento), síndromes hipertensivas (4 por cento) e diabete gestacional (2,4 por cento). O índice de perdas gestacionais foi de 8,9 por cento (11 óbitos fetais). Houve 18 por cento de partos prematuros e o antecedente de parto prematuro associou-se à ocorrência de partos prematuros na gestaçäo em estudo.

CONCLUSÖES:

os antecedentes obstétricos compatíveis com insuficiência istmocervical foram freqüentes e o antecedente de parto prematuro associou-se a ocorrência de partos prematuros na gestaçäo em estudo. A utilizaçäo de circlagem a Espinosa-Bahamondes resultou em taxa de 18 por cento de partos prematuros e de 104 em mil de morte perinatal. Säo necessários estudos prospectivos controlados para avaliar o real benefício da circlagem cervical durante a gravidez

More related