Prevalência de osteoporose em mulheres na pós-menopausa e associação com fatores clínicos e reprodutivos
Prevalence of osteoporosis in postmenopausal women and association with clinical and reproductive factors

Rev. bras. ginecol. obstet; 25 (7), 2003
Publication year: 2003

OBJETIVO:

avaliar a prevalência de osteoporose e fatores clínicos e reprodutivos associados à diminuiçäo da densidade mineral óssea de mulheres climatéricas.

MÉTODOS:

realizou-se estudo de corte transversal em que foram avaliados 473 prontuários de mulheres acompanhadas no Ambulatório de Menopausa do CAISM/Unicamp, que estavam em amenorréia há pelo menos 12 meses e tiveram a densidade da massa óssea avaliada por densitometria óssea no Setor de Medicina Nuclear.

Foram avaliados:

idade, cor, índice de massa corporal, escolaridade, tabagismo, idade à menarca, idade à menopausa, paridade, uso de terapia de reposiçäo hormonal e densidade óssea. A analise estatística foi realizada por meio de regressäo logística ajustada por idade e uso de terapia de reposiçäo hormonal.

RESULTADOS:

a média etária foi de 53,9 anos (DP ±7,1) e a média da idade à menopausa, de 45,9 anos (DP ±6,9). Na coluna lombar, a prevalência de osteoporose (L2-L4) foi de 14,7 por cento e de osteopenia, 38 por cento, ao passo que no fêmur foi de 3,8 e 32,7 por cento, respectivamente.

A regressäo logística mostrou que as variáveis associadas à densidade óssea da coluna lombar foram:

escolaridade, idade na menarca, idade à menopausa e índice de massa corporal.

CONCLUSÄO:

a prevalência de osteoporose e osteopenia foi alta. A maior idade, menor escolaridade, menarca tardia, menopausa em idade mais precoce e menor índice de massa corporal foram fatores identificados como de risco para diminuiçäo da massa óssea na populaçäo estudada

More related