Rev. bras. ginecol. obstet; 25 (8), 2003
Publication year: 2003
OBJETIVO:
o objetivo principal desse estudo foi verificar se existe correlaçäo entre os índices dopplervelocimétricos da veia cava inferior e do ducto venoso e a concentraçäo sérica da hemoglobina fetal. MÉTODOS:
estudo transversal e prospectivo, realizado entre janeiro de 1998 e junho de 2001. Foram acompanhadas 31 gestantes isoimunizadas com resultado do teste de Coombs indireto maior que 1:
8, que foram submetidas à pesquisa de hemólise fetal. Quando foram indicadas as transfusöes intra-uterinas intravasculares, a hemoglobina do cordäo foi dosada no início do procedimento. Nos demais casos, a hemoglobina do cordäo foi mensurada no momento do parto, sempre por cesariana eletiva. Obteve-se um total de 74 procedimentos estudados, definidos como sendo cada transfusäo intra-uterina precedida pela dopplervelocimetria venosa. A mensuraçäo da concentraçäo da hemoglobina fetal foi realizada no Hemocue® (B-Hemoglobin Photometer Hemocue AB; Angelholm, Sweden), dispositivo usado para a determinaçäo quantitativa de hemoglobina no sangue. A dopplervelocimetria da cava inferior e do ducto venoso foi realizada antecedendo a coleta do sangue fetal, sempre em intervalo de tempo inferior a 24 horas. Os índices dopplervelocimétricos estudados foram o índice de pulsatilidade para veias (IPV), o índice do pico de velocidade para veias (IPVV) e a relaçäo entre o pico de velocidade durante a fase de contraçäo atrial e o pico de velocidade na sístole ventricular (relaçäo CA/SV ou índice de pré-carga), na veia cava inferior, e o IPV, IPVV e a relaçäo entre os picos de velocidade da sístole ventricular e da contraçäo atrial (relaçäo SV/CA), no ducto venoso. Foi realizado estudo de correlaçäo entre a dopplervelocimetria da veia cava inferior e do ducto venoso e a hemoglobina do cordäo, pela técnica de regressäo linear simples. Realizou-se também estudo de associaçäo entre os índices dopplervelocimétricos do compartimento venoso e a hemoglobina fetal inferior a 10 g/dL, por meio do teste do c². RESULTADOS:
foi efetuado um total de 74 procedimentos. Em 23 desses a hemoglobina fetal era inferior a 7,0 g/dL. Houve correlaçäo negativa significativa entre todos os índices dopplerfluxométricos estudados e a concentraçäo de hemoglobina fetal (p<0,05), ou seja, os valores mais elevados dos índices dopplervelocimétricos foram observados nos fetos com anemia mais acentuada...