O uso de anti-retrovirais em gestantes modifica o perfil lipídico?
Do antiretroviral agents modify lipid profile in pregnant women?

Rev. bras. ginecol. obstet; 25 (8), 2003
Publication year: 2003

OBJETIVO:

avaliar o efeito das medicaçöes anti-retrovirais sobre o metabolismo lipídico em gestantes portadoras do HIV.

MÉTODOS:

estudo prospectivo realizado em 57 gestantes que foram divididas em três grupos: grupo AZT, com 20 pacientes portadoras do HIV em uso de AZT; grupo TT, com 25 pacientes portadoras do HIV em uso de esquemas contendo três anti-retrovirais (AZT + 3TC + NFV) e grupo controle, com 12 pacientes. Os dados demográficos e antropométricos foram homogêneos entre os grupos estudados. Foram excluídas as pacientes com antecedentes pessoais ou familiares de hiperlipidemia. Amostras sanguíneas foram obtidas para avaliaçäo dos lipídeos (colesterol total, fraçöes LDL e HDL-colesterol e triglicerídeos) em quatro oportunidades durante a gravidez (1º = 14-20 semanas; 2º = 21-26 semanas; 3º = 27-32 semanas e 4º = 33-38 semanas). Os dados foram analisados utilizando-se os testes näo paramétricos do chi², teste de Friedman e teste de Kruskal-Wallis.

RESULTADOS:

o uso de anti-retrovirais durante a gestaçäo näo induziu diferenças nas taxas do colesterol total e HDL, no entanto, o uso destes agentes esteve associado a elevaçäo de 76,5 mg/dL e 84 mg/dL para 96 mg/dL e 105 mg/dL na concentraçäo da fraçäo LDL-colesterol para os grupos AZT e TT, respectivamente (p<0,01). Observou-se associaçäo positiva significante entre os triglicerídeos e a carga viral nas gestantes do grupo AZT (r = 0,53; p = 0,015).

CONCLUSÄO:

a utilizaçäo dos anti-retrovirais durante a gestaçäo eleva significativamente a concentraçäo da lipoproteína LDL. Persistem as dúvidas se a gestaçäo potencializa a longo prazo os efeitos dos anti-retrovirais sobre o metabolismo lipídico

More related