Efeito de técnicas fisioterápicas sobre os desconfortos músculo-esqueléticos da gestaçäo
Effect of physiotherapeutic techniques on musculoskeletal discomforts in pregnancy

Rev. bras. ginecol. obstet; 25 (9), 2003
Publication year: 2003

Objetivo:

estudar os efeitos de técnicas fisioterápicas sobre os desconfortos músculo-esqueléticos na gestaçäo.

Métodos:

estudo coorte prospectivo, com 71 gestantes nulíparas, de baixo risco, distribuídas conforme a participaçäo (estudo; n = 38) ou näo (controle; n = 33). O Programa Multidisciplinar de Preparo para o Parto e Maternidade constou de 10 encontros (da 18ª à 38ª semana), com atividades educativas, fisioterápicas e de interaçäo. Compararam-se, por questionário específico, no início e final do programa, a ocorrência (presença ou ausência), as características (local, tipo, intensidade, freqüência e duraçäo) e a evoluçäo dos desconfortos músculo-esqueléticos. As médias aferidas na avaliaçäo inicial foram comparadas pela análise de variância (ANOVA) seguida pelo teste do F. Para o estudo entre as proporções, verificadas no início e no final do programa, utilizou-se o teste do qui-quadrado (c2). A significância estatística foi definida pelo limite de 5 por cento (p<0,05).

Resultados:

no início do programa, 63,6 por cento das gestantes do grupo controle e 84,2 por cento do estudo relataram sintomas músculo-esqueléticos (p=0,05), caracterizados por dor na regiäo lombossacra. No grupo controle predominaram a intensidade leve (18,2 por cento) e grave (18,4 por cento), e no grupo estudo, a grave (36,8 por cento) e isolada ou associada (31,6 por cento). No final, o grupo controle tinha sintomas de intensidade grave (60,6 por cento), com freqüência diária (42,4 por cento) e duraçäo maior que três horas (69,7 por cento) (p<0,05). O grupo estudo referia intensidade leve (57,9 por cento) e freqüência quinzenal (50,0 por cento) com duraçäo máxima de uma hora (55,3 por cento) (p<0,05). A evoluçäo dos sintomas foi diferenciada, confirmando-se piora em 63,6 por cento das gestantes do Controle e melhora em 65,8 por cento das participantes do Programa (p<0,05).

Conclusões:

as técnicas fisioterápicas do Programa Multidisciplinar de Preparo para o Parto e Maternidade se relacionaram à diminuiçäo da intensidade, freqüência e duraçäo e à melhor evoluçäo dos desconfortos músculo-esqueléticos na gestaçäo

More related