Taxa de detecção do papilomavírus humano pela captura híbrida II, em mulheres com neoplasia intra-epitelial cervical
Detection rate of human papillomavirus by hybrid capture II in women with cervical intraepithelial neoplasia

Rev. bras. ginecol. obstet; 26 (2), 2004
Publication year: 2004

OBJETIVO:

avaliar a taxa de detecção do papilomavírus humano (HPV) de alto risco oncogênico em pacientes portadoras de neoplasia intra-epitelial cervical (NIC) e verificar se existe associação entre a presença do vírus e a carga viral com a gravidade da lesão cervical, assim como qual o melhor ponto de corte para predizer a gravidade desta lesão.

MÉTODOS:

estudo de corte transversal, no qual foram selecionadas 110 mulheres com citologia e/ou biópsia com diagnóstico de NIC. Todas foram submetidas à coleta de nova citologia oncológica, captura híbrida II (CH II), colposcopia e conização pela cirurgia de alta freqüência com alça.

RESULTADOS:

a taxa global de detecção do HPV de alto risco oncogênico na população estudada foi de 77,3 por cento. A avaliação histopatológica, 81 (73,7 por cento) mulheres apresentavam NIC e, nestas mulheres, a taxa de detecção do DNA-HPV foi de 87,6 por cento, sendo de 85,9 por cento nas mulheres com NIC 2 ou 3. A CH II apresentou sensibilidade de 87,7 por cento, especificidade de 56 por cento, valor preditivo positivo de 86,6 por cento e valor preditivo negativo de 58,3 por cento, com odds ratio (OR) de 7,76 (2,47 < OR < 25,15) no diagnóstico de NIC 2 ou 3. Com ponto de corte de carga viral de 20 pg/mL, selecionado a partir da curva ROC, o valor preditivo positivo da CH II no diagnóstico da NIC 2 ou 3, na população estudada, foi de 81,3 por cento.

CONCLUSÕES:

a taxa de detecção do DNA-HPV nas pacientes portadoras de NIC foi de 77,3 por cento e, em mulheres com NIC 2 e 3, foi de 85,9 por cento. O melhor ponto de corte da carga viral para a predição da lesão cervical de alto grau foi de 20 pg/mL. Acima deste ponto a probabilidade de detecção do HPV de alto risco oncogênico é maior que 80 por cento.

More related