Contagem de morfotipos de Mobiluncus sp e concentração de leucócitos em esfregaços vaginais de pacientes com vaginose bacteriana
Mobiluncus sp morphotype counts and leukocyte concentrations in vaginal smears of patients with bacterial vaginosis

Rev. bras. ginecol. obstet; 26 (3), 2004
Publication year: 2004

Objetivos:

pesquisar em casos de vaginose bacteriana a presença de bacilos curvos, sugerindo Mobiluncus, e de leucocitose em esfregaços vaginais corados por Gram e Papanicolaou.

Métodos:

duzentos e cinco pacientes com diagnóstico de vaginose bacteriana pelos Critérios de Amsel foram incluídas e avaliadas clinicamente por um dos autores (JEJ). Os esfregaços vaginais foram corados pelo método de Papanicolaou e avaliados pela técnica de Gram. Nos esfregaços de Gram foram estudados o escore de Nugent e a presença de bacilos curvos. Nos esfregaços de Papanicolaou foi avaliada a presença de bacilos curvos e de leucócitos. Os dados foram analisados usando Prism 3.0® com intervalo de confiança de 95 por cento, usando teste exato de Fisher pelo método modificado de Wald.

Resultados:

nos esfregaços de Papanicolaou, bacilos curvos estiveram presentes em 51,7 por cento das vezes. O número de leucócitos variou, embora a presença de poucos leucócitos tenha sido mais freqüente. Nos esfregaços de Gram, bacilos curvos foram observados em 46,8 por cento e o escore de Nugent foi 8 em 48,3 por cento dos casos. O achado de Mobiluncus sp pelos dois métodos ocorreu em 82 por cento. Na presença de bacilos curvos, um maior número de leucócitos foi observado em 57,5 por cento dos casos (p<0,0001) e quando o escore de Nugent foi de 9 e 10, a leucocitose ocorreu em 25,6 e 37,2 por cento das vezes, respectivamente.

Conclusões:

bacilos curvos são observados, morfologicamente, em cerca de 52 por cento dos casos de vaginose bacteriana. Leucocitose é mais observada na presença de Mobiluncus sp e em casos com escores de Nugent mais altos.

More related