Predição da restrição do crescimento fetal pela biometria do diâmetro transverso do cerebelo
Prediction of fetal growth restriction by biometry of the transverse diameter of the cerebellum

Rev. bras. ginecol. obstet; 26 (5), 2004
Publication year: 2004

OBJETIVO:

avaliar, em gestações de risco, a acurácia da medida do diâmetro transverso do cerebelo (DTC) e da relação diâmetro transverso do cerebelo/circunferência abdominal (DTC/CA) para detecção de restrição de crescimento fetal (RCF).

MÉTODO:

foi realizado um estudo prospectivo transversal envolvendo 260 pacientes com idade gestacional entre a 28ª e a 40ª semana. Os fetos foram avaliados por meio da ultra-sonografia, obtendo-se o DTC e CA. Fetos com DTC menor que o percentil 10 para idade gestacional ou com relação DTC/CA acima do percentil 90 (>14,6) foram classificados como suspeitos para RCF. Após o parto, avaliou-se a acurácia da medida do DTC e da relação DTC/CA para a predição da RCF, utilizando-se como critério diagnóstico o peso do recém-nascido menor que o percentil 10 para idade gestacional.

RESULTADOS:

após o parto, foram identificados 79 recém-nascidos com RCF (30,4 por cento). O DTC foi adequado para a idade gestacional em 74 desses fetos (93,7 por cento), e compatível com pequeno para a idade gestacional em apenas 5 (6,3 por cento). A sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo e acurácia do DTC na predição de RCF foi de 6,3, 93,4, 29,4, 69,5 e 67 por cento, respectivamente. A relação DTC/CA maior que 14,6 identificou 59 dos 79 fetos com RCF, com 27 falso-positivos e 20 falso-negativos, apresentando, portanto, sensibilidade de 74,5 por cento, especificidade de 85,1 por cento, valor preditivo positivo de 68,6 por cento, valor preditivo negativo de 88,5 por cento e acurácia de 81,9 por cento.

CONCLUSÕES:

a medida isolada do DTC não é bom parâmetro para rastrear RCF, porém a relação DTC/CA acima do percentil 90 mostrou-se eficaz para detectar fetos com restrição de crescimento.

More related