Baixo peso ao nascer em coorte de recém-nascidos em Goiânia-Brasil no ano de 2000
Low birth weight in a cohort of newborns in Goiânia-Brazil in 2000

Rev. bras. ginecol. obstet; 27 (3), 2005
Publication year: 2005

OBJETIVO:

analisar o peso ao nascer da coorte de recém-nascidos do ano 2000, em Goiânia, pela determinação do coeficiente de mortalidade e probabilidade de sobrevivência neonatal, estratificados por categorias de peso ao nascer e, ainda, pela identificação dos fatores associados ao baixo peso ao nascer (BPN).

MÉTODOS:

estudo de coorte retrospectivo, constituído por linkage dos arquivos do SIM (Sistema de Informações de Mortalidade) e do SINASC (Sistema de Informações de Nascimentos). Foram calculados coeficientes de mortalidade neonatal para as categorias de peso ao nascer e construído um gráfico de probabilidades de sobrevivência neonatal por meio de análise de regressão linear. Foram identificados fatores de risco para o BPN mediante análise univariada (RR) e regressão logística, considerando-se nível de significância de 5 por cento.

RESULTADOS:

a incidência de BPN foi de 6,9 por cento, sendo que 140 (66,8 por cento) óbitos neonatais ocorreram nesse grupo. Trinta por cento dos óbitos se deram na categoria de peso entre 1.500-2.500 g.

Os fatores identificados como de risco para o BPN foram:

prematuridade, presença de malformações congênitas, mães com idade em extremos reprodutivos, residência na região noroeste do município, baixo número de consultas no pré-natal, parto em hospital público e sexo feminino.

CONCLUSAO:

a incidência de BPN foi semelhante aos países desenvolvidos e os coeficientes de mortalidade neonatal, por categoria de peso, aquém dos encontrados naqueles países.

Os resultados encontrados orientam atenção para:

prematuridade, hospitais públicos e região noroeste de Goiânia.

More related