Fatores terapêuticos em um grupo de apoio para pacientes psiquiátricos ambulatoriais
Therapeutic factors in a support group of psychiatric outpatients

Braz. J. Psychiatry (São Paulo, 1999, Impr.); 23 (3), 2001
Publication year: 2001

Introduçäo/Objetivos: O emprego da psicoterapia de grupo no atendimento em saúde mental, sobretudo em contextos institucionais, tem se expandido aceleradamente, näo havendo uma expansäo correlata de pesquisa na área, conforme aponta a literatura especializada. Objetivou-se compreender algumas possibilidades e alguns limites de um grupo de apoio de curta duraçäo (16 sesões) para pacientes psiquiátricos ambulatoriais , investigando os fatores terapêuticos que operam nesse grupo, segundo a percepçäo de seus participantes.

Métodos:

Questionários do Incidente Crítico (QIC), observaçäo e registro do grupo, consultas aos prontuários dos pacientes e notas de campo constituíram as fontes de dados. A análise das respostas dos pacientes ao QIC foi realizada por procedimentos de avaliaçäo categorial de conteúdo, tendo como base um sistema descritivo dos fatores terapêuticos proposto na literatura. As demais fontes foram tomadas como dados de contexto dos sentidos produzidos pelos pacientes em suas respostas ao QIC.

Resultados:

Os resultados remetem a dez categorias derivadas da percepçäo dos pacientes, indicativas de vivências terapêuticas e näo terapêuticas no grupo. Discussäo/Conclusäo: Este estudo possibilita uma compreensäo sobre o modo como os pacientes vivenciaram o processo desse grupo, tendo em vista os sentidos que produziram a partir de sua participaçäo neste, e, em conjunçäo com a compreensäo de seus quadros clínicos, situa algumas possibilidades e alguns limites desse tipo de tratamento em saúde mental, considerando o contexto em que ocorre e a clientela que usualmente o integra

More related