Revisão sobre a eficácia de psicoterapia vs. farmacoterapia no tratamento de depressão em idosos
Review of the efficacy of psychotherapy vs. pharmacotherapy for depression treatment in old age

Braz. J. Psychiatry (São Paulo, 1999, Impr.); 24 (supl.1), 2002
Publication year: 2002

INTRODUÇÄO:

Depressäo é uma das doenças mentais mais prevalentes entre pessoas idosas. Embora os tratamentos farmacológicos já estejam validados, a recorrência de depressäo é comum. Este artigo revisa ensaios clínicos que examinaram a eficácia da psicoterapia versus os tratamentos farmacológicos, sozinhos ou combinados, para pessoas idosas com depressäo.

MÉTODOS:

Foi realizada busca na internet, em dois bancos de dados (Medline e PsychINFO), por ensaios clínicos randomizados e controlados publicados entre 1984 e 2001 que examinaram a eficácia de psicoterapias versus farmacoterapia para depressäo em indivíduos com 60 anos ou mais, com diagnóstico de distimia, depressäo menor ou maior.

RESULTADOS:

Foram incluídos quatro estudos. Três compararam a eficácia da psicoterapia versus a farmacoterapia durante a fase aguda e de continuaçäo do tratamento para depressäo, e um examinou a eficácia desses tratamentos durante a fase de manutençäo. Tratamentos com psicoterapia (sozinha ou combinada com medicaçäo) foram superiores à farmacoterapia em três estudos com sujeitos com depressäo maior. Psicoterapia näo foi superior a placebo ou antidepressivos em um estudo com sujeitos com distimia ou depressäo menor.

CONCLUSÄO:

As evidências empíricas sobre a eficácia da psicoterapia versus a farmacoterapia para pacientes idosos com depressäo säo escassas e näo conclusivas, sugerindo a necessidade de novos ensaios clínicos que investiguem a eficácia da psicoterapia para o tratamento de depressäo em idosos

More related