Lesoes cutâneas no lúpus eritematoso sistêmico: estudo clínico em 272 casos
Cutaneous lesions in systemic lupus erythematosus: clinical study of 272 cases

Rev. bras. reumatol; 34 (1), 1994
Publication year: 1994

Objetivo:

Descrever a frequência do acometimento cutâneo no lúpus eritematoso sistêmico, os tipos de lesao e quaisquer outras alteraçoes da pele que tenham apresentado estes pacientes.

Métodos:

Foram estudados, retrospectivamente, 272 pacientes com LES através de análise de prontuário, com especial atençao para o envolvimento da pele, mucosa oral e fâneros.

Resultados:

Lesao malar (58,09 por cento), alopecia (61,62 por cento) e fotossensibilidade (43,91 por cento) foram as alteraçoes mais encontradas. A clássica lesao em "asa de borboleta" foi manifestaçao inicial em 21,32 por cento dos pacientes. A lesao discóide ocorreu em 8,82 por cento dos casos. Vasculite cutânea ocorreu em 14 por cento dos casos e úlcera oral em 11,44 por cento. Associaçao com outras dermatoses foi também observada em proporçao variável.

Conclusoes:

O LES acomete frequentemente a pele, podendo iniciar a doença. No entanto, algumas alteraçoes observadas nao estao diretamente relacionandas ao LES. Lesoes típicas como o rash malar sao observadas com frequência, mas nem sempre inicialmente

More related