Comparision of ultrasound transmission velocity and computed metacarpal radiogrammetry as measurements of bone mass

Rev. bras. reumatol; 34 (3), 1994
Publication year: 1994

Objetivo:

Estudar o coeficiente de variaçao da densitometria óssea por ultra-som (velocidade de transmissao do ultra-som) da falange e correlacionar os resultados com os obtidos através de radiogrametria computadorizada metacarpiana (espessura da cortical metacarpiana).

Métodos:

Foram estudadas 28 mulheres sadias pré e pós-menopausadas (idade média 50,7 + ou - 15,5 anos; 27 a 75 anos). Os resultados da velocidade de transmissao do ultra-som foram relacionados com os de radiogrametria metacarpiana computadorizada (espessura da cortical metacarpiana) e os resultados de ambas as medidas foram correlacionados com idade e peso dos indivíduos.

Resultados:

O coeficiente de variaçao da velocidade de transmissao do ultra-som foi de 0,7 por cento. Regressao linear simples revelou uma relaçao significativa entre idade e ambos, espessamento cortical metacarpiano (p = 0,0006) e velocidade de transmissao do ultra-som (p<0,0014); o peso também correlacionou significativamente com ambas as medidas (ambas r elevado a dois = 0,7; p < 0,0001). A relaçao entre os resultados dos dois métodos foi significante (p < 0,001).

Conclusao:

O baixo coeficiente de variaçao da velocidade de transmissao do ultra-som e sua boa correlaçao com os resultados da radiogrametria computadorizada metacarpiana, idade e peso sugerem que possa ser útil em estudos de massa óssea

More related