Pulsoterapia no lúpus eritematoso sistêmico: resultados em 40 pacientes
Pulsetherapy in systemic lupus erythamatosus: results in forty patients

Rev. bras. reumatol; 34 (6), 1994
Publication year: 1994

Objetivo:

Avaliar os resultados de pulsoterapia com metilprednisolona (MP) e ciclofosfamida (CF), em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico.

Métodos:

Estudo retrospectivo de 40 pacientes tratados no HC da FM UFG, no período de jan/1988 a set/1993. Nove pacientes foram submetidos a pulsoterapia com MP; 17 com CF; nove pacientes fizeram pulso combinado (MP + CF); e quatro usaram CF + dexametasona (1 CF + D; 3 CF + D + MP) e um paciente usou dexametasona. Consideramos os efeitos sobre as manifestaçoes da doença, as complicaçoes do tratamento e a ocorrência de óbito.

Resultados:

No grupo tratado com MP, observamos oito remissoes clínicas e um óbito. No grupo tratado com CF, observamos 14 remissoes e três óbitos. O único paciente submetido a dexa evoluiu para óbito.

Conclusoes:

1) A pulso com MP, CF ou combinado, em suas respectivas indicaçoes, foi medida eficaz na maioria dos casos (75 por cento). 2) Sao necessárias outras medidas terapêuticas para controle de alguns pacientes, com manifestaçoes mais graves, que nao respondem à pulsoterapia. 3) As piores complicaçoes ocorreram nos casos submetidos a pulso com CF

More related