Hiperuricemia e gota: experiência em hemodialisados
Hiperuricemy and gout: experience in patients under hemodialysis

Rev. bras. reumatol; 35 (5), 1995
Publication year: 1995

Objetivo:

Estudar as manifestaçoes osteoarticular em pacientes hemodialisados e avaliar os níveis de uricemia antes e após a hemodiálise.

Métodos:

Foram avaliados, prospectivamente, 25 pacientes com insuficiência renal crônica (IRC), com apreciaçao clínica sobre presença de tofos, comprometimento articular, da coluna e de partes moles, dosagem do ácido úrico, sanguíneo antes e após a hemodiálise e exame radiográfico das maos, punhos e bacia.

Resultados:

A avaliaçao clínica demonstrou comprometimento osteoarticular em apenas dois pacientes (8 por cento). Foram detectados níveis séricos de ácido úrico acima de 7,0mg/dl antes da hemodiálise em 24 pacientes. Os níveis sanguíneos de ácido úrico diminuíram significativamente em todos os pacientes após a hemodiálise.

Conclusoes:

A hemodiálise foi eficaz na depuraçao do ácido úrico, reduzindo em cerca de 47,3 por cento o seu valor pré-hemodiálise. A presença isolada de hiperuricemia nao se associou necessariamente a crise de gota. Apenas dois pacientes apresentaram manifestaçoes osteoarticulares, provavelmente pelo pouco tempo de hemodiálise nesta casuística. A probabilidade de crises de gota pareceu aumentar com a duraçao do regime de hemodiálise

More related