Rev. bras. reumatol; 35 (5), 1995
Publication year: 1995
Objetivo:
Descrever as tendências atuais de prescriçao dos reumatologistas pediátricos da América do Norte no tratamento da artrite reumatóide juvenil (ARJ). Desenho do estudo:
Estudo transversal utilizando-se questionários enviados pelo correio. Participantes:
Duzentos e dezesseis questionários foram postados com 82 por cento de taxa de resposta. Das 177 respostas somente 130 reumatologistas pediátricos satisfizeram o critério de inclusao. Métodos:
Quatro postagens foram realizadas num período de oito semanas. Resultados:
Oitenta e um (63 por cento) reumatologistas pediátricos escolheram naproxen como droga inicial para o tratamento da ARJ pauciarticular e 77 (59 por cento) para o tratamento da ARJ de início poliarticular. Para a forma sistêmica, tando os salicilatos como o naproxen foram as preferidas como drogas de início para o controle dos sintomas articulares, enquanto o salicilato foi a droga de escolha de 43 reumatologistas para controlar sintomas sistêmicos. Para a ARJ pauciarticular, o tolmetin foi referido por 50 (38 por cento) reumatologistas como droga subseqüente a ser utilizada se a droga inicial nao apresentar sucesso. Para a forma poliarticular da ARJ, tolmetin, naproxen e indometacina foram referidas como drogas alternativas. Para controlar os sintomas articulares da ARJ de início sistêmico, tolmetin foi escolhido por 32 (24,6 por cento) dos reumatologistas como medicaçao subseqüente, enquanto a prednisona foi escolhida por 38 (29 por cento) reumatologistas para o controle da atividade sistêmica. Os derivados do ácido salicílico foram considerados por 42 (32 por cento) dos reumatologistas como sendo a droga mais efetiva no tratamento da ARJ pauciarticular. Para a ARJ poliarticular, o metotrexato foi a droga de escolha. Os sintomas articulares e sistêmicos da ARJ sistêmico foram referidos como sendo efetivamente controlados pelo prednisona. Conclusao:
Naproxen foi escolhido como a droga inicial no tratamento da ARJ pauci e poliarticular. Os salicilatos, metotrexato e prednisona foram as drogas consideradas mais efetivas pelos reumatologistas pediátricos no tratamento das formas pauci, poli e sistêmica da ARJ. Estudos adicionais que priorizem a avaliaçao destas drogas devem ser realizados