Rev. bras. reumatol; 37 (2), 1997
Publication year: 1997
Objetivos:
Estudar a ocorrência de cistite hemorrágica (CH) induzida por ciclofosfamida (CFM) em pacientes lúpicos. Métodos:
Análise retrospectiva dos prontuários e seguimento prospectivo de pacientes lúpicos vistos entre 1990-1996 no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Ceará. Resultados:
33 pacientes foram analisados, totalizando 353 análises de amostras de urina. A CFM foi administrada EV e todos os pacientes receberam hidrataçäo venosa durante a administraçäo da droga como profilaxia da CH. Näo houve ocorrência de sintomas urinários ou anormalidades urinárias que pudessem ser atribuídas à CH induzida por CFM. Quatro pacientes que apresentaram leucocitúria e bacteriúria tiveram urocultura positiva para E.Coli. Em um paciente que apresentou leucocitúria isolada a urocultura foi positiva para BAAR. Análise das drogas administradas concomitantemente à CFM revelou que todos os pacientes receberam pelo menos 10mg/dia de prednisona. Conclusäo:
Os presentes resultados suportam o conceito previamente sugerido de que a hidrataçäo venosa é uma profilaxia eficaz para prevenir CH induzida por CFM em pacientes lúpicos. A administraçÝo concomitantemente de prednisona pode contribuir para evitar a CH devido, possivelmente, a um efeito antiinflamatório dessa droga