Distúrbios cognitivos no lúpus eritematoso sistêmico
Cognitive disorders in systemic lupus erythematosus

Rev. bras. reumatol; 39 (2), 1999
Publication year: 1999

Objetivos:

Estudar a frequência e a natureza dos distúrbios cognitivos em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico.

Métodos:

Foram avaliados 40 pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES) (ARA,1982), com atenção à presença de manifestações cognitivas. Para tanto foram empregados testes como o Minimental, teste de memória lógica, teste de memória curta e fluência verbal. O mesmo procedimento foi aplicado para um grupo de 40 pacientes com artrite reumatóide (AR) (Arnett, 1989) e 40 pessoas sadias. A análise estatística foi realizada pelo teste de qui-quadrado e por testes não paramétricos.

Resultados:

Observou-se uma incidência de 75 por cento de alterações cognitivas no LES, 30 por cento na AR (p=0,0001) e 7,5 por cento (p<0,0001) nos normais.

Conclusão:

Embora uma maior incidência de distúrbios seja observada no LES (75 por cento) e na AR (30 por cento), quando comparados com os normais (7,5 por cento), eles são significativamente mais frequentes no LES, em todos os testes empregados. Não houve relação de distúrbios cognitivos com a duração e com a atividade da doença, nem com uso de esteróides. A utilização de testes específicos aumenta a sensilidade para detecção de distúrbios cognitivos no LES e em outras doenças crônicas

More related