Spect cerebral em pacientes com fibromialgia
Cerebral perfusion scintigraphy in patients with fibromyalgia

Rev. bras. reumatol; 42 (1), 2002
Publication year: 2002

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dor musculoesquelética crônica e generalizada. Por essa razão, estudos que procuram definir os mecanismos de percepção e controle da dor crônica, bem como as possíveis alterações funcionais associadas, têm sido realizados.

OBJETIVO:

avaliar alterações de perfusão cerebral em pacientes com fibromialgia.

MÉTODOS:

17 pacientes (15 mulheres e dois homens) portadores de fibromialgia de acordo com os critérios do Colégio Americano de Reumatologia e 10 controles normais foram avaliados clinicamente e submetidos a cintilografia de perfusão cerebral. Este exame foi analisado por dois investigadores independentes.

RESULTADOS:

observou-se que, comparados a controles normais, a perfusão dos tálamos direito e esquerdo foi significativamente menor nos pacientes com fibromialgia (ANOVA, p = 0,016 e p = 0,007 respectivamente). Não se observou correlação entre os parâmetros clínicos avaliados e a terapia medicamentosa.

CONCLUSÕES:

pacientes com fibromialgia podem apresentar alterações perfusionais no tálamo. Apesar da inespecificidade deste exame, os resultados permitem propor que a percepção aumentada da dor observada nestes pacientes seja resultado de uma anormalidade funcional do sistema nervoso central.

More related