Lúpus eritematoso sistêmico juvenil e infecção
Juvenile systemic lupus erythematosus and infection

Rev. bras. reumatol; 42 (4), 2002
Publication year: 2002

Objetivo:

Descrever a freqüência, os tipos e a evolução dos processos infecciosos de um grupo de crianças e adolescentes com lúpus eritematoso sistêmico juvenil (LESJ), acompanhadas no Setor de Reumatologia Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP).

Métodos:

Foi realizado estudo retrospectivo com revisão do prontuário de 51 pacientes com LESJ (43 do sexo feminino [84%], sendo descritos os tipos de processos infecciosos e a intensidade dos mesmos (leves, moderados ou graves).

Resultados:

Foram observados 54 processos infecciosos agudos em 34 pacientes (29 do sexo feminino [85%]). 63% dos pacientes apresentaram infecções leves, com predomínio de infecção de pele pelo vírus herpes zoster (10 casos); 26% apresentaram infecções moderadas (pulmonares, gênito-urinárias e gastrointestinais). As infecções graves ocorreram em 6 pacientes (meningite e septicemia). Em cerca de 1/3 dos casos os pacientes estavam utilizando corticosteróides (CE) isoladamente e em 51% dos casos estes estavam associados a imunossupressores. A infecção foi a principal causa de óbito em 6 pacientes.

Conclusões:

Em nosso estudo os processos infecciosos foram responsáveis por elevada mortalidade. A associação entre CE e imunossupressor está freqüentemente relacionada com a presença de infecção.

More related