Rev. bras. reumatol; 43 (1), 2003
Publication year: 2003
Objetivo:
Verificar a frequência e o tipo de envolvimento primário do sistema nervoso central (SNC) no lúpus eritematoso sistêmico (LES), e verificar pssíveis associações clínico-laboratoriais. Métodos:
Foram analisados 40 pacientes com LES (ARA, 1982), com atenção a manifestações do SNC, obedecendo aos critérios propostos pelo ACR para diagnóstico de LES neuropsiquiátrico - LESNP - (critérios ACR, 1999). Exame neurológico completo foi realizado nos pacientes. Para se detectar a presença de distúrbios cognitivos, empregou-se o minimental, teste de memória lógica, testes de memória a curto e médio prazos e fluência verbal. Para depressão e/ou ansiedade foram utilizados questionários: BPRS, BECK e HAD/CAGE. Cefaléia foi avaliada por um questionário elaborado especificamente para este fim. As manifestações neuropsiquiátricas foram comparadas às manifestações clínico-laboratoriais e à atividade da doença avaliada pelo SLEDAI. A análise estatística foi realizada por Qui quadrado e teste exato de Fischer. Resultados:
A incidência de comprometimento primário do SNC nos pacientes com LES foi de 75 por cento, incluindo: alterações cognitivas (75 por cento), depressão (75 por cento), ansiedade (70 por cento), migrânea (44 por cento), convulsão (10 por cento) e doença cerebro vascular (5 por cento). Houve associação estatisticamente significativa entre migrânea e convulsão. Não se observou relação entre as manifestações primárias do SNC e a atividade da doença (SLEDAI). Conclusão:
O envolvimento primário do SNC é bastante frequente no LES e a aplicação de testes e questionários apropriados permite maior sensibilidade na identificação dos distúrbios cognitivos, depressão, ansiedade e migrânea em pacientes com LES, o que pode aumentar significativamente a frequência destas manifestações.