Soroprevalência e genótipos do vírus da hepatite C em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES) em Goiânia, Brasil
Hepatitis C virus seroprevalence and genotypes in patients with systemic lupus erythematosus (SLE) in Goiânia, Brazil

Rev. bras. reumatol; 45 (4), 2005
Publication year: 2005

A infeccão pelo vírus da hepatite C (HCV) desperta grande interesse em reumatologia por apresentar várias manifestacões extra-hepáticas. Diversos estudos mostram associacão elevada da infeccão pelo HCV com manifestacões reumáticas como dores musculares, crioglobulinemia mista, síndrome reumatóide, síndrome de Sjõgren, vasculite, glomerulonefrite, fenômeno de Raynaud, poliarterite nodosa, miopatia, auto-anticorpos e outras manifestacões de doenca difusa do tecido conjuntivo. Em estudos anteriores realizados em nosso meio verificou-se a prevalência de 0,9 por cento em gestantes, 1,4 por cento em doadores de sangue, 1,8 por cento em paciente com hanseníase e 2,0 por cento em trabalhadores da área da saúde.

OBJETIVO:

determinar a prevalência da infeccão pelo HCV em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES) atendidos no Servico de Reumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (HC-FM-UFG).

MÉTODOS:

foram entrevistados 175 pacientes com LES e amostras sangüíneas coletadas. Inicialmente, pesquisou-se a presenca de anticorpos para o HCV (anti-HCV). As amostras anti-HCV positivas foram submetidas à deteccão do RNA viral, pela reacão em cadeia da polimerase (PCR) com primers complementares à região 5' não codificante do HCV. As amostras positivas foram genotipadas por line probe assay.

RESULTADOS:

a prevalência encontrada foi de 2,3 por cento (4/175), e a identificacão dos genótipos nas amostras RNA-HCV positivas revelou a presenca do tipo 1 do HCV em três pacientes (75 por cento) e do tipo 3 em um paciente (25 por cento). Das quatro pacientes infectadas, três apresentaram evolucão clínica favorável e uma evoluiu para óbito em razão de insuficiência renal por nefrite lúpica.

CONCLUSÕES:

a prevalência de HCV em pacientes com LES revelou-se um pouco maior que a encontrada anteriomente em gestantes, doadores de sangue e em hansenianos, comparável à encontrada em trabalhadores da saúde.

More related