Rev. bras. saúde matern. infant; 1 (3), 2001
Publication year: 2001
Objetivos:
determinar as principais causas de óbito em pacientes com pré-eclâmpsia grave/eclâmpsia e identificar os fatores de risco associados. Métodos:
realizou-se um estudo de caso-controle, com todos os casos de morte materna (n = 20) em pacientes com pré-eclâmpsia grave ou eclâmpsia (n = 2.541). Selecionaram-se aleatoriamente 80 controles (sobreviventes). Determinou-se o odds ratio como estimativa do risco relativo de morte materna, realizando-se análise de regressäo logística múltipla para determinaçäo do odds ratio ajustado. Resultados:
as causas básicas de óbito foram: edema agudo de pulmäo, coagulopatia intravascular disseminada, choque hemorrágico, embolia pulmonar, insuficiência renal aguda, e septicemia e três casos por causas indeterminadas. Os principais fatores de risco foram:
idade > 25 anos, multiparidade, idade gestacional < 32 semanas, falta de pré-natal, pressäo diastólica > 110mmHg, convulsöes, hipertensäo arterial sistêmica crônica, síndrome HELLP, edema agudo de pulmäo, descolamento prematuro de placenta, coagulopatia intravascular disseminada e insuficiência renal aguda. As variáveis que persistiram associadas com morte materna foram:
síndrome HELLP, eclâmpsia, edema agudo de pulmäo, hipertensäo crônica e falta de pré-natal. Conclusöes:
os principais fatores de risco para morte em mulheres com pré-eclâmpsia/eclâmpsia säo falta de pré-natal associados com hipertensäo crônica e complicaçöes como síndrome HELLP, eclâmpsia e edema agudo de pulmäo.