Prevalência de sobrepeso e obesidade em adolescentes de uma escola da rede pública do Recife
Overweight and obesity prevalence in adolescents from a public school in Recife

Rev. bras. saúde matern. infant; 2 (1), 2002
Publication year: 2002

Objetivos:

determinar a prevalência de sobrepeso e obesidade em adolescentes de uma escola pública de Recife, Pernambuco, Brasil.

Métodos:

Estudo de corte transversal com 211 adolescentes de uma escola pública de Recife, no ano de 2000. Sobrepeso foi definido como índice de massa corporal igual ou superior ao percentil 85 e inferior ao percentil 95, para idade e sexo. Obesidade foi definida como índice de massa corporal igual ou superior ao percentil 95.

Resultados:

as prevalências de sobrepeso e obesidade foram de 6,2 por cento e 5,7 por cento respectivamente. Não houve diferença estatisticamente significante nas prevalências de sobrepeso e obesidade entre os sexos. A prevalência de sobrepeso no sexo masculino foi de 6,6 por cento e, no feminino, 5,6 por cento (p=0,99). A prevalência de obesidade foi de 6,7 por cento no sexo feminino e de 4,9 por cento no sexo masculino (p=0,79).

Conclusões:

as prevalências de sobrepeso e obesidade entre os adolescentes estudados não alcançaram a magnitude observada nos países desenvolvidos. Contudo, devem ser valorizadas, devido ao risco de obesidade persistente na idade adulta e às diversas condições mórbidas associadas à obesidade.

More related