People's concepts on diarrhea and dehydration in Nicaragua: the difficult of the intercultural dialogue

Rev. bras. saúde matern. infant; 2 (3), 2002
Publication year: 2002

Objetivos:

analisar os conceitos e estratégias de tratamento da população relativas à diarréia e à desidratação e suas implicações para melhorar a prática dos serviços de saúde.

Métodos:

foram relacionadas entrevistas individuais e de grupo a mães, outros membros da comunidade, curandeiros tradicionais e pessoal básico de saúde em dois municípios da Nicaraguá. Realizou-se uma pesquisa domiciliar, com questionário estruturado, em uma amostra aleatória de 1.924 famílias com crianças abaixo de cinco anos em três departamentos.

Resultados:

a população identifica facilmente a diarréia, como doença em sim mesma ou como sintoma de outras doenças populares. A construção popular das causas da diarréia é complexa, combina conceitos populares e médicos modernos, e influencia as condutas preventivas e curativas. O pessoal de saúde compartilha conceitos populares de doença. Desidratação, termo e conceito novos introduzidos pelas campanhas de educação em saúde, é confundido com o termo desnutrição. O soro de reidratação oral (SRO) é considerado como um fármaco inefetivo contra a diarréia. A utilização inadequada de fármacos está muito disseminado sendo estes, na maioria dos casos, prescritos pelos médicos.

Conclusões:

os resultados indicam a convivência de conceitos populares com conceitos médicos modernos nem sempre bem desenvolvidos. È necessária uma mudança na comunicação entre os serviços de saúde e a população, baseada numa análise diferente dos conhecimentos e práticas da população.

More related