Determinantes do baixo peso ao nascer a partir do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos em Itaúna, Minas Gerais
Low birth weight determinants from the Born Alive National Surveillance System in Itaúna, Minas Gerais

Rev. bras. saúde matern. infant; 2 (3), 2002
Publication year: 2002

Objetivos:

identificar e descrever os potenciais determinantes do baixo peso ao nascer (BPN) e sua prevalência, utilizando-se de algumas variáveis presentes na "Declaração de Nascido Vivo".

Métodos:

trata-se de um estudo transversal analítico de 3.931 nascimentos hospitalares e únicos ocorridos em Itaúna, entre 1997 e 1999, utilizando-se o Sistema Nacional de Nascidos Vivos (SINASC).

Resultados:

a prevalência de BPN detectada foi de 7,0 por cento, todavia 5,3 por cento nasceram pequenos para a idade gestacional (PIG). Na análise bivariada, detectou-se associação estatisticamente significante entre BPN e prematuridade, mães jovens, mães idosas, escolaridade materna menor que primeiro grau completo e consultas pré-natal menor ou igual a seis consultas. Os determinantes independentes para o BPN obtidos através da regressão logística foram prematuridade (OR = 54), seguida pela idade da mães menor de 20 anos (OR = 1,44), mães com 35 anos e mais (OR =1,60), escolaridade menor de primeiro grau completo (OR = 1,39) e sexo feminino (OR = 1,48).

Conclusões:

os sistemas de vigilância do BPN (peso ao nascer menor de 2.500g) em virtude de sua forte relação com a morbi-mortalidade infantil devem enfatizar seus esforços nos determinantes biológicos e ambientais e na vigilância ao retardo no crescimento intra-uterino.

More related