Portadores assintomáticos de infecções por Streptococcus pyogenes em duas escolas públicas na cidade do Recife, Pernambuco
Asymptomatic carriers of Streptococcus pyogenes infections in two public schools in Recife, Pernambuco

Rev. bras. saúde matern. infant; 3 (2), 2003
Publication year: 2003

Objetivos:

investigar a prevalência Streptococus pyogenes em secreção de orofaringe de escolares procedentes de duas escolas públicas da cidade Recife.

Métodos:

estudo epidemiológico e clínico-microbiológico descritivo no qual foram examinados 753 escolares. A cultura bacteriana da secreção orofaringeana foi realizada em ágar-sangue de carneiro 5 por cento e as cepas SBGA identificadas através dos testes de bacitracina, Pyr e aglutinação em látex.

Resultados:

a faixa etária dos 753 escolares analisados variou de cinco a 19 anos, sendo 54,3 por cento do sexo masculino e 5,7 por cento do sexo feminino. Seis eram portadores assintomáticos de SBGA e foram submetidos ao tratamento com penicilina. Após o tratamento, realizou-se a dosagem da antiestreptolisina o (ASLO), cujos títulos séricos foram inferiores a 200UT.

Conclusões:

uma prevalência de SBGA de 0,8 por cento foi estimada em portadores assintomáticos, considerada baixa, quando comparado a outros resultados em estudos semelhantes. Sugere-se a realização de outros estudos para estimar a prevalência de SBGA em crianças com faringite e sua relação com a febre reumática aguda.

More related