Medical education in pediatrics: attitude assessment in health promotion and preventive care

Rev. bras. saúde matern. infant; 3 (2), 2003
Publication year: 2003

Objetivos:

avaliar atitudes sobre puericultura e cuidados primários em pediatria, bem como aspectos de treinamento e educação médica em residentes de pediatria, em consonância com o paradigma médico atual.

Métodos:

os sujeitos foram 113 residentes de seis serviços de residência em pediatria da cidade de Porto Alegre. É um estudo transversal, descritivo, no qual os residentes responderam a um questionário e uma escala de mensuração de atitudes (escala de Likert) com 30 proposições acerca dos temas acima, aplicados simultaneamente, em pequenos grupos, nos locais de estágio.

Resultados:

quanto ao sexo, nos estágios predominaram mulheres, na proporção de três para um. A maioria deles pretende especializar-se numa área da pediatria, principalmente aquelas que envolvem tecnologia avançada, sendo as escolhas influenciadas pelos estágios prévios e pelos professores ou tutores, embora informem desejar trabalhar em prevenção no futuro. Quanto à escala, 87 por cento apresentaram atitudes adequadas, tanto positivas como negativas, conforme o padrão ouro utilizado.

Conclusões:

o resultado obtido quanto às atitudes, foi bastante satisfatório, porém, as escolhas profissionais futuras preocupam o sistema de educação médica. Sugere-se desenvolver e aprimorar estudos de atitudes, os quais poderão tornar-se fonte de subsídios para novas estratégias de educação pediátrica formativa.

More related