Validação do escore de Alvarado no diagnóstico de apendicite aguda em crianças e adolescentes no Instituto Materno Infantil de Pernambuco, IMIP
The Alvarado score validation in diagnosing acute appendicitis in children and teenagers at the Instituto Materno Infantil de Pernambuco, IMIP

Rev. bras. saúde matern. infant; 3 (4), 2003
Publication year: 2003

OBJETIVOS:

determinar a acurácia do escore de Alvarado para o diagnóstico de apendicite aguda em crianças e adolescentes admitidos na emergência do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP).

MÉTODOS:

foi realizado um estudo de validação de método diagnóstico (escore clínico-laboratorial para diagnóstico de apendicite aguda) tendo o exame histopatológico como padrão ouro. A amostra estudada consistiu de 81 crianças e adolescentes, admitidas na emergência pediátrica do IMIP com dor abdominal suspeita de apendicite aguda, no período de março a outubro de 2002. Os pacientes foram atendidos na emergência pediátrica e avaliados quanto ao escore de Alvarado. Entretanto a decisão cirúrgica foi tomada pelo cirurgião responsável.

RESULTADOS:

tomando como ponto de corte o valor >5 pontos, encontramos uma sensibilidade de 92,6 por cento, especificidade 63,6 por cento, valor preditivo positivo de 86,2 por cento e valor preditivo negativo de 77,8 por cento.

CONCLUSÕES:

o escore de Alvarado é um procedimento pouco invasivo, simples, rápido, reprodutível, que utilizando o ponto de corte >5 pontos apresenta-se como instrumento de alto valor na triagem de crianças e adolescentes com suspeita diagnóstica de apendicite aguda.

More related