Prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares de uma escola pública de Florianópolis, Santa Catarina
Prevalence of overweight and obesity in school children in public school of Florianópolis, Santa Catarina

Rev. bras. saúde matern. infant; 4 (4), 2004
Publication year: 2004

OBJETIVOS:

determinar a prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares de sete a nove anos de uma escola pública de Florianópolis.

MÉTODOS:

foram investigadas 419 crianças entre sete e nove anos de idade, sendo 215 (51,3 por cento) do sexo masculino e 204 (48,7 por cento) do feminino. Como critério diagnóstico de sobrepeso e obesidade foram utilizados os pontos de corte de índice de Massa Corporal (IMC). Para a verificação das diferenças entre prevalências utilizou-se o teste qui-quadrado.

RESULTADOS:

encontrou-se prevalência de 17,9 por cento de sobrepeso, sendo maior no sexo masculino (19,1 por cento) do que no feminino (16,7 por cento) e 6,7 por cento de obesidade, com maiores valores no sexo masculino (7,9 por cento) do que no feminino (5,4 por cento), embora a diferença não tenha sido estatisticamente significante. Observou-se maior prevalência de sobrepeso entre as crianças de oito anos (20,4 por cento) e a maior prevalência de obesidade entre aquelas de nove anos (6,8 por cento). Considerando-se faixa etária e sexo a maior prevalência de sobrepeso foi no sexo feminino aos oito anos e de obesidade no sexo masculino aos sete anos de idade.

CONCLUSÕES:

verificou-se uma elevada prevalência de sobrepeso e obesidade, quando comparada a outros estudos nacionais e internacionais. Esses achados apontam para a adoção de medidas de intervenção nutricional visando à melhoria dos hábitos alimentares e do estado nutricional dos escolares investigados.

More related