A transfusäo rápida de sangue preservado com citrato leva a hipocalcemia iônica grave e potencialmente fatal
Fast infusion of citrated blood induces potentially fatal severe ionic hypocalcemia

Rev. bras. ter. intensiva; 8 (2), 1996
Publication year: 1996

O objetivo deste trabalho foi o de avaliar o comportamento do cálcio iônico no sangue de animais submetidos a retransfusäo rápida de sangue preservado com soluçäo de citrato (CPD-A).

Foram estudados ratos divididos em três modelos:

modelo A (n=15), controle; modelo B (n=15) com choque hemorrágico (PAM = 30mmHg) durante 10 minutos; modelo C (n=15) com choque hemorrágico seguido de retransfusäo em um período de 10 minutos, com o seu próprio sangue retirado e preservado com CPD-A.

Foram colhidas amostras de sangue para gasometria e eletrólitos em:

t0 - controle; t10 - após 10 minutos de choque; t20 - final da retransfusäo e t60 - quarenta minutos após t20. Observou-se que em t0 o cálcio iônico foi igual para A,B e C. O modelo controle näo teve alteraçöes dos níveis de cálcio durante todo o experimento. Todos os animais submetidos ao choque (BeC) tiveram uma elevaçäo do cálcio iônico em t10. Em t20, o modelo B manteve os níveis de cálcio inalterados enquanto que os animais que receberam retransfusäo exibiram uma hipocalcemia importante (de 0,75 + 0,16mEq/L para 0,35 + 0,17mEq/L). Em t60 todos os animais apresentaram níveis de cálcio semelhantes aos iniciais. Dois animais do modelo C morreram no final da retransfusäo. Estes animais apresentaram hipocalcemia iônica grave (0,10mEq/L e 0,18mEq/L) juntamente com hipernatremia (156mEq/L e 159mEq/L). Conclue-se que a transfusäo rápida de sangue citratado se acompanha de grave, embora transitória hipocalcemia iônica. A esta alteraçäo é atribuída a morte de dois animais no modelo retransfundido. Infere-se que no ser humano a transfusäo rápida de sangue deve ser acompanhada de administraçäo de cálcio.

More related