Prognóstico de pacientes neurológicos e neurocirúrgicos submetidos a prevençäo de hiperglicemia
Prognosis of neurological and neurosurgical patients submitted of hyperglycemia

Rev. bras. ter. intensiva; 9 (2), 1997
Publication year: 1997

Com o objetivo de definir se existe correlaçäo entre o controle rigoroso da hiperglicemia e o prognóstico neurológico em pacientes com injúria cerebral aguda, estudamos prospectivamente 60 pacientes neurológicos, neurocirúrgicos e neurotraumáticos internados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Säo Domingos no período de maio de 1994 a janeiro de 1995.

Métodos:

Os pacientes foram divididos em dois grupos (estudo e controle) com base em randomizaçäo simples pareada. O Grupo Estudo foi submetido a medidas para prevençäo e controle da hiperglicemia, incluindo reposiçäo hidrosalina com soluçäo isenta de glicose e nutriçäo com dieta hipoglicídica. Sempre que a glicemia ultrapassasse 200 mg por cento insulina regular era administrada. Os pacientes do Grupo Controle receberam soluto glicosado e dieta normoglicídica. Foram ecluídos do estudo as crianças e os pacientes diabéticos.

Resultados:

A evoluçäo neurológica dos dois grupos foi avaliada através da escala de evoluçäo de Glasgow. Dezesseis (53,3 por cento) dos trinta pacientes do Grupo Estudo apresentavam por ocasiäo da alta hospitalar o melhor resultado neurológico (boa recuperaçäo), contra apenas 7 (23,3 por cento) do Grupo Controle (p<0,05). Nenhuma complicaçäo decorrente do uso de soluçäo isenta de glicose (hipoglicemia, centonúria significativa) foi observada no Grupo Estudo.

Conclusäo:

Os autores concluem que medidas destinadas a prevenir e tratar hiperglicemia em pacientes com injúria cerebral aguda podem melhorar expressivamente o prognóstico neurológico.

More related