Eficácia de dois métodos de degermação das mãos
Effectiveness of two methods of hands degermation
Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac; 15 (3), 2015
Publication year: 2015
A lavagem das mãos reduz as bactérias da pele, diminuindo as taxas de infecções. Há várias técnicas de higienização das mãos, devendo o profissional escolher a mais adequada.
OBJETIVOS:
este trabalho avaliou a eficácia da lavagem cirúrgica das mãos e antebraços com escova impregnada com clorexidina a 2%, comparando com o método de fricção das mãos e antebraço com sabonete líquido contendo clorexidina a 2%.MATERIAIS E MÉTODOS:
foram analisadas amostras das pontas dos dedos polegar e indicador, palma da mão e antebraço, de 40 alunos do curso de Odontologia da UNIFRA. A primeira degermação realizada foi com a escova impregnada com clorexidina a 2%, e, sete dias após, os mesmos participantes degermaram as mãos com sabonete contendo clorexidina a 2%. As amostras foram coletadas em placas contendo meio Ágar Base Sangue, identificadas e levadas ao laboratório de microbiologia.RESULTADOS:
os mostraram que o método de fricção com sabonete contendo clorexidina a 2% apresentou melhores resultados.CONCLUSÃO:
a higienização das mãos pelo método de fricção com sabonete contendo clorexidina a 2% foi mais eficaz quando comparada à realizada com escova impregnada com clorexidina a 2%, sugerindo um método de preparo pré-cirúrgico das mãos mais rápido, eficaz e menos oneroso... (AU)
ABSTRACT Hand washing reduces the amount of skin bacteria, thus contributing to reducing infection rates. There are several techniques for hand washing and the health professional should choose the most appropriate one.