Perfil nutricional de idosos freqüentadores de unidade básica de saúde
Nutritional profile of elderly who frequent a health service basic unit
Rev. ciênc. méd., (Campinas); 15 (5), 2006
Publication year: 2006
Objetivo Avaliar o perfil nutricional de idosos freqüentadores de Unidade Básica de Saúde em uma área de altíssima vulnerabilidade social do Município de São Paulo. Métodos Trata-se de um estudo transversal, com coleta de dados primários.
As variáveis estudadas foram:
gênero, idade, peso, estatura, índice de massa corporal, circunferência do braço, circunferência muscular do braço, circunferência da cintura e dobra cutânea triciptal. Verificou-se a Razão entre os gêneros e o índice de feminilidade. Resultados Foram entrevistados 73 idosos. A idade média foi de 71 anos, variando entre 60 e 94,3 anos e o desvio padrão de 6,78. A razão entre os gêneros foi de 65,0% e o índice de feminilidade foi de 151,7. Com base no índice de massa corporal, verificou-se maior prevalência de risco nutricional (baixo peso, sobrepeso e obesidade) em relação ao peso normal. Na comparação por gênero, houve maior contingente de mulheres com excesso de peso e de homens com baixo peso. Os idosos também apresentaram elevada incidência de risco para as doenças cardiovasculares e para os distúrbios metabólicos, com muito alto risco em destaque para o gênero feminino. A maioria dos idosos, independentemente do gênero, apresentou baixa reserva de tecido adiposo. Conclusão Entre os idosos prevaleceu uma grave inadequação do estado nutricional, indicativa de sua maior susceptibilidade à morbidade e à mortalidade. Estes dados serão úteis como base para a proposição de estratégias promotoras de saúde.
Objective The purpose of this study was to evaluate the nutritional profile of elderly who frequent the Health Service Basic Unit in an area of high social vulnerability in São Paulo city. Methods It is a cross-sectional study based on primary data collected by the researchers.