ABCS health sci; 41 (1), 2016
Publication year: 2016
INTRODUÇÃO:
Os músicos são profissionais com diversos fatores predisponentes a desenvolver o adoecimento ocupacional. Na maioria das vezes, eles apresentam queixas graves. A conscientização do músico para os riscos que ele pode sofrer e os métodos de prevenção são essenciais para evitar maiores danos que possam impedir a prática da atividade que o profissional exerce, uma vez que a música é relacionada ao bem-estar, ao equilíbrio emocional e ao divertimento. OBJETIVO:
Levantar dados e analisar quais são as principais queixas osteomusculares dos músicos devido à postura adquirida na prática instrumentista. MÉTODOS:
A amostra conteve 80 músicos estudantes e profissionais da Associação Cultural Tocando a Vida, da Big Band da Fundação das Artes de São Caetano do Sul e da Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Esses músicos passaram por uma triagem e posteriormente responderam o Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares. RESULTADOS:
Foi observado que, para todas as famílias de instrumentos, a metade ou mais apresentam dor causada pela prática instrumentista. CONCLUSÃO:
Pode-se concluir que as regiões das mãos e da coluna tanto dorsal quanto lombar foram os locais mais afetados pela prática instrumentista independente de a qual família o instrumento pertença. Não foi possível analisar e relacionar a prevalência das lesões osteomusculares dos músicos,pois a grande maioria não realizava acompanhamento médico e não apresentava diagnóstico clínico.
INTRODUCTION:
Musicians are professionals with several predisposing factors to developing the occupational illness. Most of the time, they present serious complaints. Awareness of the musician to the risks that he may suffer and methods of prevention are essential to prevent further damage thatmight prevent the practice of activity that the trader carries, since music is related to well-being, emotional balance and fun. OBJECTIVE:
Collect data and analyze what are the main musculoskeletal complaints of musicians due to posture acquired instrumentalist practice. METHODS:
The sample contained 80 musicians, students and professionals of the Associação Cultural Tocando a Vida, Big Band da Fundação das Artes de São Caetano do Sul and the Orquestra Sinfônica da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. These musicians have gone through a screening and after answeredthe questionnaire Nordic Musculoskeletal. RESULTS:
It was observed that for all the instruments of half or more families have pain caused by the practice instrumentistal. CONCLUSION:
It can be concluded that the regions of hands and lumbar spine were the places most affected by the practice of instruments. It was not possible to analyze and relate the prevalence ofmusculoskeletal injuries on the musicians, because the vast majority did not perform medical care and had no clinical diagnosis.