Mulheres soropositivas ao HIV: a decisão de engravidar
Las mujeres que viven con el VIH: la decisión de quedarse embarazada
Women living with HIV: the decision to become pregnant
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online); 5 (1), 2013
Publication year: 2013
Analisar a percepção das mulheres soropositivas ao HIV quanto à decisão de engravidar; Investigar o conhecimento das mulheres soropositivas ao HIV a cerca dos cuidados na prevenção da transmissão vertical.
Método:
Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. Foi utilizado um roteiro de perguntas e as entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas.Resultados:
O estudo revelou que a sorologia positiva para o HIV não é fator limitante para a decisão de engravidar. Ainda que o medo de transmitir o vírus esteja presente, este é superado pelo desejo de ser mãe e a expectativa de poder gerar um filho saudável.Conclusão:
A decisão reprodutiva das mulheres soropositivas ao HIV deve ser valorizada durante o atendimento para que estas possam decidir sua vida de forma consciente, democrática e emancipatória.
Analizar la percepción de las mujeres VIH positivo la decisión de quedar embarazada; investigar el conocimiento de las mujeres sobre el cuidado de la saludVIH positivos en la prevención de la transmisión vertical.