Contribuiçäo para o estudo do significado da evoluçäo do coeficiente de mortalidade infantil no município de Säo Paulo, SP (Brasil) nas três últimas décadas (1950-1979)
Significance of the evolution of infant mortality rates in the municipality of Sao Paulo, SP (Brazil) in the last 30 years (1950-1979)
Rev. saúde pública; 16 (1), 1982
Publication year: 1982
Buscando contribuir ao estudo da relaçäo evoluçäo da mortalidade infantil - evoluçäo da qualidade de vida, foram examinadas no município de Sao Paulo as correlaçöes existentes nas três últimas décadas entre as séries históricas da mortalidade e as séries históricas do valor do salário mínimo e da cobertura do abastecimento público de água. Estes dois últimos, salário e água, entendidos como fatores de maior ou menor abrangência para o conjunto das condiçöes de vida da populaçäo. O descenso da mortalidade na década de 50 e o ascenso da mesma na década de 60 estiveram significativamente relacionados à evoluçäo do salário-mínimo real. Entretanto, a evoluçäo da mortalidade na década de 70, com importante queda a partir de 1974, esteve relacionada especificamente a evoluçäo do abastecimento de água. Conclui-se que no período 1950-l979 säo diferentes as implicaçöes para a qualidade de vida que podem ser tiradas a partir da evoluçäo da mortalidade infantil e que parece equivocado afirmar-se que a reversäo das altas mortalidades a partir de 1974 tenha significado idêntica reversäo na deterioraçäo das condiçöes de vida que ensejaram o ascenso da mortalidade no período anterior