Avaliaçäo do impacto da suplementaçäo alimentar a gestantes no controle do baixo peso ao nascer no munícipio de Säo Paulo, SP (Brasil)
Evaluation of the impact of supplementary feeding to pregnant women on the control of low birth weight in the municipality of Säo Paulo, SP (Brazil)

Rev. saúde pública; 19 (5), 1985
Publication year: 1985

A partir de estudo realizado em oito grandes maternidades do Município de Säo Paulo, SP (Brasil) que atendem clientela predominantemente de baixo nível sócio-econômico, objetivou-se analisar o impacto da suplementaçäo alimentar durante a assistência pré-natal sobre a incidência de recém-nascidos de baixo peso ao nascer (peso <- 2.500 g). Foram envolvidos no estudo 1.060 recém-nascidos de mäes que receberam suplementaçäo e 664 recém-nascidos de mäes que näo a receberam. A incidência de baixo peso ao nascer foi de cerca de 11%, considerada elevada e semelhante em ambos os grupos de recém-nascidos. A análise multivariada, realizada para controlar eventuais diferenças entre os grupos, que näo a condiçäo de suplementaçäo, descartou qualquer associaçäo significativa entre suplementaçäo e peso ao nascer e revelou, por outro lado, que tabagismo e morbidade na gestaçäo e determinadas características antropométricas e reprodutivas da mäe, prévias à gestaçäo, säo importante fatores de risco para o baixo peso ao nascer. A aparente explicaçäo para a ausência de impacto da suplementaçäo alimentar na populaçäo estudada parece residir näo na quantidade insuficiente da suplementaçäo alimentar oferecida (370 Kcal/dia), mas no predomínio de fatores näo alimentares na determinaçäo do baixo peso ao nascer. Säo formuladas recomendaçöes quanto ao controle do baixo peso ao nascer no contexto estudado

More related