Primeiro caso autóctone de tripanossomíase americana do Estado do Acre (Brasil) e sua correlaçäo com as cepas isoladas do caso humano e de triatomíneos silvestres da área
The first autochthonous case of American trypanosomiasis in the State of Acre, Brazil, and its correlation with the strains identified in the human case and the sylvatic triatomines in the area

Rev. saúde pública; 22 (5), 1988
Publication year: 1988

Säo apresentados os resultados obtidos na investigaçäo entomo-epidemiológica realizada no estudo do primeiro caso humano autóctone de tripanossomíase americana no Estado do Acre (Brasil). A investigaçäo demonstrou ausência de domiciliaçäo triatomínea, ficando descartada totalmente a possibilidade de transmissäo congênita ou transfusional. Näo foi possível verificar se a transmissäo foi metaxênica através da invasäo domiciliar de barbeiro silvestre, ou se por via digestiva através de alimentos contaminados. Foram isoladas duas cepas de Trypanosoma cruzi, uma do caso humano chamada Acre-Humana (AH) e outra de Rhodnius robustus coletados em palmeiras uricuri (Attalea sp) nas proximidades da casa, chamada Acre-Silvestre (AS).

Ficou comprovada a existência de correlaçäo entre os caracteres morfobiológicos e patogênicos das duas amostras estudadas:

mostraram-se patogênicas para camundongos, infectando 100% dos animais, quer com formas metacíclicas de triatomíneos, quer com formas sanguícolas de doadores em fase aguda. A infecçäo dos camundongos nas duas amostras é grave com curto período pré-patente, parasitemia elevada e taxa de letalidade alta. Em ambas as cepas, em fase aguda, säo abundantes ninhos de amastigotas, principalmente no coraçäo e fígado. As amostras AH e AS conferem aos animais que sobrevivem boa resitência contra infecçöes pela amostra Y. Cultivaram-se facilmente em meios líquidos e semi-sólidos e infectaram experimentalmente seis espécies de triatomíneos. Os resultados comprovam mais uma vez a presença de focos naturais desta parasitose na regiäo.

More related