Levosimendan no tratamento da contusão miocárdica grave pós-trauma torácico fechado: relato de caso
Levosimendan treatment for severe myocardial contusion after blunt chest trauma: case report

Sci. med; 17 (4), 2007
Publication year: 2007

Introdução:

a contusão miocárdica é causada usualmente por trauma torácico fechado, principalmente em pacientes com história de acidente de carro ou moto. Os pacientes com manifestações clínicas graves devem ser manejados com intubação, reposição volêmica, vasopressor e inotrópicos. O levosimendan é uma nova droga com ação inodilatadora, que age sensibilizando os canais de cálcio. O objetivo deste relato é documentar o tratamento de um caso de choque cardiogênico secundário a contusão, com resposta favorável ao uso deste fármaco.

Descrição do caso:

paciente feminina, 28 anos, vítima de acidente de carro, interna com quadro politraumatismo. Após correção cirúrgica de fratura de fêmur e tíbia apresentou dois episódios de parada cardiorespiratória, evoluindo com deterioração hemodinâmica progressiva manifestada por quadro de choque cardiogênico, necessitando de monitorização invasiva, suporte ventilatório e hemodinâmico. Após 24 horas foi iniciada infusão de levosimedan, devido à resposta inadequada aos inotrópicos tradicionais. A paciente evoluiu com melhora clínica, recebendo alta da unidade de terapia intensiva.

Conclusões:

na literatura existem dados que indicam a utilização de levosimendan na insuficiência cardíaca descompensada. Estudos experimentais e pequenos ensaios clínicos tem despertado o interesse na utilização de levosimendan para melhora da função miocárdica pacientes com cardiopatia isquêmica, choque cardiogênico e choque séptico. Porém, ainda não há relatos sobre a sua utilização em contusão miocárdica.

More related